ABERTURA DOS JOGOS DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS REUNIU ESTUDANTES-ATLETAS DE TODO O ESTADO

Manaus está sediando os Jogos do Instituto Federal de Educação do Amazonas (JIFAM 2017). A cerimônia de abertura aconteceu nesta segunda-feira (12) no Campus Manaus Centro reunindo cerca de 300 estudantes-atletas dos 15 campi situados na capital e no interior do Amazonas. O evento esportivo é promovido pelo Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) e acontece até a próxima sexta-feira (16) nos campi Manaus Centro, Manaus Zona Leste e Vila Olímpica.

São nove modalidades disputadas: atletismo, futsal, futebol de campo, handebol, basquete, xadrez, tênis de mesa, vôlei de areia e vôlei de quadra.

Segundo o reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, os Jogos proporcionam a integração entre os alunos e despertam o espírito de equipe nos campi “É gratificante ver como os campi ganham vida com a empolgação e dedicação dos atletas e das torcidas. O esporte só vem provando sua importância como ferramenta de transformação e inclusão social”, destacou o reitor.

Emoção

O revezamento com a tocha olímpica é um dos momentos mais aguardados pelos participantes. Nesta edição, a atleta Anny Ayla Simões Marinho, do campi Manaus Zona Leste, atual campeã do lançamento de disco na etapa regional, vice-campeã brasileira no arremesso de peso entre outras conquistas,  conduziu o fogo olímpico. O juramento foi lido pelo atleta Lázaro Gonçalves Mariano, do Campus Manaus Zona Leste, atual campeão e recordista no arremesso de peso, dardo JIFAM2017, campeão e recordista nacional no lançamento de disco 2016 em Brasília, entre outros titulos.

O jogos também contam com a participação de atletas indígenas, Eliane, da etnia Tsé e atleta do Campus São Gabriel da Cachoeira, conta o que espera do JIFAM.

“O que eu espero dos jogos, além de ganhar e de conhecer futuros talentos, é fazer novas amizades, conhecer novas pessoas, integração.” Disse Eliane, atleta indígena do Campus São Gabriel da Cachoeira.

Os vencedores da etapa regional credenciam-se para as competições com os Institutos Federais da região Norte. Em 2017, a etapa Norte será realizada em Belém (PA) no período de 27 de agosto a 02 de setembro.

COLABORAÇÃO: ANDREW CASTRO E CARLOS KEVEN